terça-feira, 26 de maio de 2009

Gatinhos a caminho...


Idade para reprodução
O primeiro cio ocorre por volta de 7 meses de idade. As gatas devem ser acasaladas com mais de 8 meses.As gatas podem ter até 3 partos por ano. O número de filhotes por parto, em média, é de 4 a 8 gatinhos.

Tempo de gestação
O tempo de gestação é por volta de 65 dias.Três a quatro semanas depois do acasalamento, os sinais de gestação começam a ficar evidentes. Elas engordam, ficam mais calmas, os mamilos ficam avermelhados ou rosados.

Reprodução dos gatos
* A fêmea atinge a puberdade entre 5 a 9 meses de idade.
* No cio, a fêmea aparenta nervosismo e miados mais agudos.
* Se a fêmea não acasalar ou não for fertilizada ela deverá repetir o cio dentro de 3 a 15 dias.
* A gestação tem a duração de mais ou menos 59 dias.
* As ninhadas podem possuir diferentes pais se a fêmea permitir o acasalamento com mais de um macho.
* É possível a gata entrar em cio 10 dias após o parto.

Parto gatos
Antes do parto, a gata se isola. É perigoso impor um local para ela ficar, pois a sensação de insegurança pode conduzi-la a retardar o parto, a procurar transportar sua ninhada, ou mesmo a devorar seus filhotes. A duração é variável. É comum gatas interromperem seu trabalho de parto durante 48 horas ( sem conseqüência para os filhotes )
O aleitamento dura geralmente 50 dias. O desmame progressivo dos filhotes pode começar a partir da 4ª semana, quando os filhotes começam a explorar naturalmente as imediações do ninho materno. Em caso de insuficiência de leite materno, o aleitamento artificial é feito.

O aleitamento
Durante as primeiras 48 horas, a gata não abandona as crias. As mamadas são muito frequentes, aproximadamente com intervalos de 20 minutos. Calcula-se que os gatinhos bebam cerca de 2 a 3 ml de leite de cada vez. O seu peso vai aumentando muito rapidamente (deve duplicar semanalmente). Após cada aleitação a fêmea lambe as crias, principalmente na zona ano-genital. A refeição e o estímulo proporcionado pela língua materna desencadeiam a eliminação da urina e dos excrementos que são engolidos pela gata. Inicialmente, os gatinhos movimentam-se pouco e conservam os olhos fechados. As pálpebras abrem-se entre o 10° e o 14° dia. Às 3 semanas de vida, iniciam uma actividade exploratória e aprendem rapidamente a fazer as suas necessidades fora do ninho. Caso encontrem um alimento comestível, tentarão consumi-lo. Progressivamente, o consumo de alimentos sólidos vai espaçar o intervalo entre as mamadas. O desmame completo ocorre 1,5 a 2 meses após o nascimento. A lactação diminui rapidamente, uma vez que a manutenção da secreção do leite está directamente relacionada com o estímulo dos mamilos durante as mamadas.

O desmame
Os gatos nascem com os olhos fechados, estes vão abrir ao fim da primeira semana de vida. Nesta altura, os gatos ainda não vêem bem. A sua visão melhorará gradualmente e estará perfeitamente estabelecida uns dias depois.Os gatos recém nascidos são exclusivamente amamentados pela mãe até cerca das quatro, cinco semanas de vida. Nesta altura, começam a mostrar interesse por outros alimentos, cujo cheiro começa a despertar a sua atenção.Com cerca de seis semanas, os seus gatos vão começar a comer e deixar progressivamente de se alimentar do leite materno, e o seu organismo vai progressivamente habituar-se aos alimentos sólidos. Com cerca de oito semanas os gatinhos já conseguem sobreviver ingerindo só alimentos sólidos. Se vai dar os gatinhos, deve fazê-lo até cerca das dez, no máximo doze semanas, assim vão entrar sem problemas no regime alimentar que o novo dono vai proporcionar, e não vão sofrer tanto com a separação da mãe.Aos gatos jovens recém desmamados deve ser dada comida apropriada, com os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável.

Sexta-feira, 3 de Abril de 2009

Cuidados com o pêlo do seu Gato

Uma das principais desvantagens em ter um gato em casa é o trabalho que se tem a limpar os pêlos que eles largam por todo o lado. É uma situação inevitável, mas pode ser controlada. Veja como!

Por que é que os gatos largam pêlo?

Os gatos têm essa necessidade, porque é a única forma de substituírem o pêlo velho e morto por fios sedosos e fofos. Os gatos tendem a mudar de pêlo duas vezes por ano: uma na Primavera, quando caiem grandes tufos que protegem o gato do frio do Inverno, e outra no Outono, quando a pelagem se adensa para enfrentar o frio que vai chegar.

Escove o seu gato!

À excepção dos gatos sem pêlo, todos os outros devem ser escovados. É esse o truque para evitar que os pêlos se espalhem por toda a casa. Mas, atenção, não use uma escova qualquer! Cada tipo de pêlo tem escovas apropriadas. Os gatos de pêlo curto devem ser penteados com uma luva com dentes de borracha ou escovas macias, enquanto os de pêlo comprido necessitam de escovas com dentes mais rijos para desfazer as riças.
Portanto, é fundamental que escove o seu gato para que remova os pêlos mortos e estes não se espalhem tanto pela casa. Não se esqueça de que essa tarefa também evita a criação das chamadas “bolas de pêlo” no estômago (resultado das lambidelas que o gato dá ao seu próprio pêlo).

Cães e gatos podem viver juntos?

 
Chicco (cão) e Titti (gata)

Se você sempre pensou que cães e gatos fossem inimigos naturais, esqueça esse conceito. É claro que há muitos cães que não aceitam gatos e vice-e-versa, mas eles não são espécies inimigas, pois dentre ambos não há uma relação de predador e caça. Cães não se alimentam de gatos.

Mas então, por que eles não se toleram? Isso é parcialmente verdadeiro, pois existem inúmeros casos de cães e gatos que convivem muito bem. Quanto se 'estranham', trata-se de uma disputa territorial, na maioria das vezes. O cachorro vê seu 'domínio' invadido por outro animal e late ou rosna, avisando: "Caia fora, intruso!". O gato, assustado com a ameaça do cão, arrepia-se e emite um som muito característico, uma espécie de 'rosnado dos felinos'. O cão interpreta isso como uma agressão e a perseguição ao gato começa.

Um cão territorialista agiria da mesma forma com qualquer outro animal que invadisse seu 'pedaço'. Um grande número de cães que não tolera a presença de outros cachorros, e esses, é quase certo, são intolerantes com gatos também, a menos que sejam treinados para aceitar o bichano.

Cachorros adoram perseguir tudo aquilo que corre e se move rapidamente. Um gato assustado não seria uma ótima brincadeira para um cão? Não faria aflorar a memória genética de seus ancestrais lobos, que caçavam coelhos e pequenos roedores? Esse é outro motivo pelo qual cães correm atrás de gatos, parecendo querer caçá-los. Mas só parecendo, porque mesmo os cães que chegam a matar gatos não os comem. Quando o 'brinquedo' pára de se mover, acabou a graça.


Cadela amamentando gatinho.

O fato é que cães e gatos, quando se encontram, podem ter reações diversas. Os cães, além das reações já citadas, podem ficar curiosos e tentar cheirar os gatos para saber exatamente do que se trata. Se o gato não se assustar, isso pode ser início para uma boa amizade. Mas se o bichano reagir com uma certeira unhada no focinho, o cão pode desenvolver medo de gatos (isso mesmo, há cães que morrem de medo de gatos!) ou se condicionarem a achar que gato = dor, e passar a hostilizá-los.

Se você quer testar a reação de seu cão frente a um gato, clique aqui.

Quem tem um cão e pretende ter também um gato, ou o contrário, é bom que essa aproximação seja feita aos poucos e cuidadosamente. O melhor seria que ambos fossem criados juntos desde filhotes. Como nem sempre isso é possível, a especialista em comportamento canino, Sheila Niski, aconselha: "É mais fácil quando o gato está antes em casa, porém, se o cachorro não for arisco, tudo é possível. O que eu aconselho é apresentar o gato sem estresse, mantendo o cachorro na guia e dando petiscos para ele associar a figura do gato a algo legal. Depois de algum tempo solte a guia e observe como eles se comportam. Dificilmente ocorrem problemas, mas se houver, mantenha sempre o cachorro com a guia e vá repreendendo se ele quiser avançar - não muito forte para ele não pegar raiva do gato - até ele desistir de brigar."

Os gatos, na maioria das vezes, se assustam ao ver um cão muito próximo, pelo simples medo do desconhecido. Assim, é preciso paciência para fazer com que ambos se acostumem.

E para quem não acredita que cães e gatos podem viver como verdadeiros parceiros, Sheila conta: "Tive uma cliente há alguns anos que tinha um gato e um Beagle. Quando eles ficavam com fome iam para a geladeira. O Beagle se posicionava e o gato subia em cima dele para abrí-la". No mundo animal, tudo é possível.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O que você deve Saber sobre o gato para tê-lo como animal de Estimação.

Os felinos são animais adoráveis e muito independentes. Essa independência faz com que algumas pessoas que desconhecem essa espécie tenham idéias erradas sobre eles. É comum ouvir que : "o gato não se apega ao dono e sim à casa" ou "os gatos são muito traiçoeiros". Quem convive com esses felinos sabe que isso não é verdade. Para escolher um gato como animal de estimação, deve-se ter em mente que eles agem de maneira diferente dos cães e tem hábitos diferentes. Essa diferença não significa que os gatos são pouco amigos do dono, como dizem alguns.

Os gatos podem se adaptar bem a apartamentos, e são animais muito limpos e silenciosos. Acostumam-se bem a ficar sozinhos, muito mais do que os cães. O tempo de vida médio de um gato é 10 anos. Alguns vivem bem mais do que isso.  Existe uma grande variedade de raças de pêlos curtos e longos. O gato SRD (sem raça definida, ou vira-lata), é muito popular como animal de estimação.

Pela intensa vida reprodutiva dos gatos, para mantê-los como animal de estimação há a necessidade de castração, tanto em machos como fêmeas. Isso evitará os miados intensos das fêmeas durante o cio, e o hábito dos gatos urinarem pela casa toda para marcar seu território. Além disso, gatos criados em casa costumam sair em busca de parceiros, e podem não voltar mais quando não castrados.

Para quem mora em apartamento, é necessária a colocação de redes de proteção nas janelas (ou mantê-las fechadas), pois não são raros os gatos que caem de grandes alturas. Os gatos são muito curiosos e exploram todos os locais. Embora tenham grande equilíbrio, podem cair.

Por ser um animal muito limpo, os banhos são bem menos frequentes que nos cães. Os gatos fazem suas necessidades fisiológicas (cocô e xixi) numa bandeja com "areia" (granulado) especial para gatos. Normalmente, não é necessário ensinar o gato a fazer no local certo. Instintivamente, ele procura um local onde poderá enterrar seus dejetos.

Se você está procurando um animal que necessita de menos cuidados que o cão e pode ser tão amigo quanto ele, um gato é a escolha certa!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

animais





Esta sessão de Fotos,é para voces salvarem como papel de parede no seu computador.postem seus comentários sobre as fotos.em breve mais fotos...Obrigado...

terça-feira, 12 de maio de 2009

caes


Mais uma vez venho postar outros modos de cuidar de seu cão.Para manter a boa forma de seu cãozinho:

Deixe sempre água disponível e encoraje-o a bebê-la, principalmente quando fizer exercícios.

Se o seu cão já estiver gordinho, troque a ração comum por ração de baixa caloria e reduza a quantidade gradualmente.

Mantenha a quantidade recomendada a cada raça.

Caso tenha mais de um anima, evite que um “roube” a comida do outro alimentando-os na mesma hora.

Evite que seu cão peça comida quando estiver comendo: alimente-o antes de todos comerem e o mantenha em outro ambiente enquanto faz suas refeições.

Controle os horários nos quais seu cão deve alimentar-se. Deixe o alimento disponível por trinta minutos no inicio da adaptação e quinze minutos depois que se habituar. Retire a ração e só forneça a próxima refeição.

Se você mora com outras pessoas, todos devem seguir essas recomendações.

 

domingo, 10 de maio de 2009

cães


Hoje vou ensina a dar o primeiro comando para seu cãozinho.O primeiro e mais simples é o comando “junto”. Mantenha o cão ao seu lado e comece a caminhar, dando imediatamente o comando “junto” precedido do nome do cão. Mantenha-o próximo a sua perna e se ele sair puxe a firmemente a correia.


Quando estiver caminhando com seu cão, pare e dê o comando “senta” colocando a mão na traseira do cão levando a sentar-se. Espere um momento, felicite-o e dê o comando “junto”.

O treinamento não deve ultrapassar 15 minutos. Não esqueça de agradá-lo quando ele acertar.