segunda-feira, 14 de junho de 2010

Adquirindo um Cão

Em primeiro lugar, antes de adquirir qualquer animal, é necessário ter certeza de que pode cuidar dele. Providenciar espaço, comida, carinho e se necessário um veterinário. Adotar/comprar um animal é um compromisso com uma vida e por uma vida (a do seu cão). Se a intenção é ajudar, o melhor é a adoção. Falaremos dela novamente mais tarde.
Matusquela, vulgo Branquinha - Cão de rua
Caso queira mesmo comprar um de raça, leia algo sobre algumas raças que sejam de seu interesse. O espaço que precisam, se convivem bem com outros animais etc. Escolhida a raça, procure vários criadores, pesquise preços e veja as condições do local. Certifique-se do pedigree do filhote, se está vacinado e com boa saúde. Procure deixar tudo arrumado para sua chegada, assim ele vai se sentir em casa. Filhotes sentem muito a falta da mãe. Prepare-se para noites de choro. Há pessoas que dizem que o melhor é deixá-lo sofrer para não mimar. Outros já dizem que o carinho os fará perder o medo da nova casa. Isso fica por conta do dono, afinal, nada é comprovado ainda. Procure também comprar rações específicas para filhotes, e seguir as recomendações do seu veterinário.

Toby (husky) - Dona Kyo e Ozzy - Marina Avila Caso queira adotar um cão, há duas opções: Pegá-lo na rua ou adotar de entidades e clínicas veterinárias. De qualquer maneira é uma ação maravilhosa. Além de não pagar nada por esse amigo que trará muito amor para seu lar, está ajudando-o a ter uma família, que todo animal merece. Caso não queira que ele reproduza, o melhor é castrá-lo, assim não trará ainda mais cãezinhos para a rua. Alguns cães engordam, mas é por falta de exercício físico. Se deixá-lo caminhar sempre ou tiver um bom terreno para brincar com ele, provavelmente não terá diferença alguma. Enfim, assim que o adotar, procure seu veterinário de confiança para vaciná-lo, isso é muito importante.
O ideal também é levar para um banho, antes de ir para casa. Filhote, adulto ou idoso, o cão adotado será uma companhia indescritível (eu sei pois tenho 3 cães vira-lata. 2 eu adotei e 1 me adotou). Lembre-se de sempre cuidar de seus animais com carinho e atenção, e assim lhe será retribuído.
Muita boa sorte com seu novo animal de estimação.

Nenhum comentário: