segunda-feira, 14 de junho de 2010

Banho

Só dê banho em seu animal depois de dadas as primeiras vacinas, mais ou menos após o quarto mês de vida. Antes disso, apenas limpe-o com uma toalha umedecida e depois seque-o com secador na potência média, e a 30cm do filhote.
Caso não possa levar seu cão ao pet-shop para tomar banho, siga as instruções abaixo:
Não dê mais de um banho por semana nele.
O banho deve ser dado pela manhã, se possível num dia de sol e relativamente quente. Use água limpa (morna), shampoo e condicionador neutros. Nunca use sabão de coco, pode ser prejudicial à pele do seu cão. Proteja as orelhas com bolas de algodão. Cuidado com os olhos, nariz e boca do animal, não deixe escorrer água e principalmente espuma. Use secador de cabelo numa distância de 30cm dos pêlos, e junto escove com uma escova de aço flexível. Só então limpe as orelhas cuidadosamente e superficialmente com bastonetes e algodão nas pontas.
Se o banho foi feito num box e não fora de casa, higienize-o com cloro.
Caso seu cão não goste de banho, faça bastante carinho e acalme-o durante a lavagem. A tosagem e corte de unhas deve ser feita exclusivamente por um profissional.
Não use talcos e caso deseje perfumá-lo, use perfumes especiais para cães, encontrados em pet-shops, e mantenha o espirrador longe da cara do animal.
Caso ainda deseje escová-lo para deixar o pêlo liso (Yorkshires por exemplo) não puxe muito os pêlos e mantenha o secador longe do cão. O melhor mesmo é fazê-lo num pet-shop especializado. Por Marina Avila.

Nenhum comentário: